Reforma Tributária prevista pelo governo Bolsonaro afeta que parte da população brasileira?

Desde a campanha à presidência da república o então presidente Jair Bolsonaro vem prometendo mudanças em vários âmbitos para teoricamente melhorar a vida dos brasileiros, e um dos âmbitos divulgado pelo presidente a apresentar melhoria foi o do imposto de renda.

Atualmente existe uma faixa de isenção quando se fala em imposto de renda, pessoas que recebem até R$1.903,98 são isentas de pagamento de imposto. Durante a campanha, o atual presidente fez a promessa de isentar do imposto de renda quem ganha até cinco salários-mínimos, aumentando assim a faixa de isenção. Muito foi comemorado pelos eleitores, já que a quantidade de impostos pago pelos brasileiros é uma quantia considerável e que faz uma grande diferença na renda mensal. Mas a promessa e o presidente começam a passar por dificuldades e o seu cumprimento está cada vez mais longe.

A declaração do imposto de renda 2021 deve ser feita por milhares de brasileiros que devem pagar a Receita Federal todos os anos uma quantia significativa e declarar todos os seus gastos e ganhos do ano anterior. Esse imposto que bate na porta dos brasileiros todos os anos, é dividido em duas modalidades diferentes, que são elas o IRPF e o IRPJ.

O que é o IRPF e o IRPJ?

O IRPF consiste no Imposto de Renda Pessoa Física, enquanto o IRPJ consiste no Imposto de Renda Pessoa Jurídica. O IRPF é descontado sobre a renda de contribuintes residentes no país ou no exterior que recebem através de fontes do Brasil. Os impostos variam de acordo com a renda, podendo ser isento a depender do quanto recebem. Já o IRPJ é o imposto destinado às empresas brasileiras onde incide sobre o lucro obtido.

A receita federal para o pagamento do importo de renda apresenta inúmeras regras e tabelas que devem ser de conhecimento dos contribuintes, como é o caso da tabela IRRF, que define o valor que cada cidadão deve pagar a Receita. A tabela do IRRF atualizada sempre deve ser procurada pelos cidadãos para assim ficarem informados sobre os novos valores e outras possíveis atualizações a respeito do pagamento.

Mesmo com o pagamento do IR todos os anos milhões de brasileiros estão expostos ao pagamento de tributos, e a cada novo governo esse é um assunto a ser discutido e analisado já que a população brasileira paga de impostos cerca de 35% do PIB do país.

O governo Bolsonaro vem analisando uma reforma tributária que seguiria os moldes de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA). O conceito do IVA é a tributação do valor acrescentado às transações feitas pelos contribuintes. A princípio vai acontecer como um imposto em cascata, que atinge todas as etapas do circuito econômico, da produção até o varejo.

Pensando em todas as mudanças que estão por vim com a reforma é essencial que todos os contribuintes fiquem de olho as alterações e tudo que vem por trás dela para não ser pego de surpresa. É fundamental que a declaração do imposto de renda em 2021 seja feita para assim continuar transparente diante a Receita Federal cumprindo todas as suas obrigações sem complicações futuras.