O PIX é o fim dos cartões de crédito no Brasil?

O PIX certamente foi uma grande novidade e facilidade que surgiu no ano de 2020, ele basicamente é um sistema de pagamento instantâneo que teve seu regulamento aprovado pelo Banco Central e começou a ser utilizado em novembro do mesmo ano.

O que é o PIX?

O PIX surgiu como uma nova forma de fazer pagamentos, transferências e receber dinheiro, onde essas ações podem ser realizadas em fração de segundos, a qualquer hora do dia ou da noite, todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados.

Além dos bancos é possível fazer um PIX também pelos aplicativos de pagamento que hoje dependem exclusivamente da rede bancária para atuar. O PIX veio para simplificar a vida dos brasileiros que para realizar pagamentos ou receber só é necessário gerar um QR Codes, ou utilizar a chave PIX, sem precisar digitar tantos dados quanto uma operação bancária antigamente.

O que é a chave PIX?

A chave PIX é o dado que vai identificar a sua conta na hora de utilizar o serviço e fazer qualquer atividade. Ao invés de informar todos os dados bancários para receber transferências e pagamentos, como o número da conta, agência e operação, agora só é necessário usar uma única informação que é a chave PIX, que basicamente funciona como um apelido para a conta.

As opções para chave PIX são CPF/CNPJ, e-mail, alguma chave aleatória ou número de telefone celular, e cada chave só poderá estar vinculada a uma única conta.

Como funciona o PIX?

Em caso de recebimento só será necessário cadastrar sua chave PIX e fornecer para quem for realizar o pagamento, também é possível gerar um QR Code e disponibilizar ao pagador. Para quem vai pagar/transferir é só acessar o ícone do PIX no internet banking, escolher a opção desejada de pagamento/transferência, informar a chave PIX de quem vai receber o valor e pronto.

Todos os tipos de pagamento são possíveis de serem realizados pelo PIX, como por exemplo, o Imposto de Renda 2021, então, para muitas pessoas que tem a seguinte dúvida: é possível pagar o imposto de renda pelo PIX em 2021?  nós falamos que é totalmente possível.

O PIX surgiu como uma incrível novidade para facilitar a vida de todos os brasileiros que utilizam a simplicidade dos serviços digitais no seu dia a dia. Certamente ele proporcionou grandes avanços e facilitou a resolução de inúmeras pendências financeiras deixando alguns processos bem acessíveis ate para as pessoas que não tem o costume de se aventurar em transações digitais.

Esse serviço surgiu para modificar muitas coisas, a forma de pagamento, de recebimento e até de operações bancárias tidas como complicadas. Quando se fala em PIX inúmeros assuntos vêm à tona, inclusive sobre o fim do uso de cartões de crédito, mas isso é algo que pode acontecer? Pode ser que sim, assim como pode ser que não, tudo dependente da necessidade das pessoas e se elas serão atendidas e por qual serviço, muitas vezes hábitos antigos não mudam.