Mudanças no empréstimo consignado para aposentados e pensionistas

No ano de 2021 ocorreram algumas mudanças referente ao empréstimo consignado para aposentados e pensionistas, se você é um cidadão que precisa solicitar esse serviço, então, fique atento às novas regras!

O que mudou no empréstimo consignado para aposentados e pensionistas?

Para fazer o bloqueio ou desbloqueio do empréstimo consignado INSS, você deve ficar ciente das novas regras. Veja o que mudou!

  • O aposentado e pensionista que deseja pedir o empréstimo consignado do INSS deve enviar obrigatoriamente um documento com foto, essa é uma das mudanças realizadas elo Governo. Nesse caso, o beneficiário deve enviar o documento. Mas, essa nova regra também é válida para o procurador/representante legal do segurado;
  • Agora, está disponível no aplicativo Meu INSS 2022 a solicitação da liberação do crédito ou bloqueio;
  • No aplicativo “Meu INSS”, você tem acesso a solicitação da mudança na forma de pagamento.

O segurado deverá aguardar para solicitar o desbloqueio para empréstimo se o benefício foi concedido há menos de 30 dias, ou caso tenha pedido a transferência do benefício há pelo menos 60 dias”.Fonte:jornalcontabil.com.br

De acordo com a Medida Provisória 1.006/2020, houve um aumentou referente a margem consignável dos aposentados do INSS, esse aumento foi para 40%.

Curiosidade: Saiba que a margem para os cartões de crédito do consignado, felizmente,  continua em 5%.

Se você prestar atenção, vai perceber que a soma dos empréstimos pessoais junto com o cartão de crédito consignado, o total é de exatamente 40%.


Quanto tempo até a solicitação do empréstimo consignado ser aprovada?

É importantíssimo que o assegurado entenda que o há um tempo até a resposta pela solicitação da liberação ou bloqueio do empréstimo, afinal, o Governo irá avaliar as suas condições.

No geral, o aposentado e pensionista do INSS deve aguardar o seguinte prazo:

  • O assegurado deve aguardar a resposta dentro de um prazo de 30 dias a resposta da sua solicitação;
  • Se o segurado perder o pedido de transferência do benefício, então, será necessário aguardar no mínimo 60 dias por uma nova resposta.

O acesso é bem simples, afinal, com alguns cliques a solicitação poderá acontecer no aplicativo “Meu INSS” ou pelo portal Gov.br. Fique atento ao calendário de pagamentos do INSS 2022, assim, você saberá qual a melhor data para realizar a solicitação do empréstimo consignado.


Onde fazer o pedido de empréstimo consignado do INSS?

O pedido de empréstimo consignado do INSS poderá acontecer com apenas alguns cliques, vamos te mostrar como realizá-lo via aplicativo.

  • No aplicativo “Meu INSS” informe o CPF cadastrado;
  • Em seguida, informe a sua senha para realizar o acesso ao mesmo;
  • Feito isso, na lupa de pesquisa digite “Consignado” e clique na opção “Bloqueio/Desbloqueio de Benefício para Empréstimo”;
  • Informe o que é solicitado e faça o pedido que desejar para finalizar.