Impostos e multas causam mudanças na rotina dos motoristas brasileiros

Os motoristas brasileiros no ano de 2021 passaram a ter que mudarem suas rotinas devido a alguns acontecimentos importantes, como o novo código de trânsito e as alterações em impostos brasileiros que trazem novas regras de pagamento do seguro DPVAT a partir de 2022.

O Código de Trânsito desde sua criação sempre vem passando por mudança para se renovar as necessidades atuais do trânsito brasileiro e melhor atender os motoristas e nesse ano algumas alterações importantes foram feitas nele, sendo preciso que os motoristas fiquem atentos a elas.

Mudanças principais do Novo Código de Trânsito

Ampliação do prazo de validade do exame de renovação da CNH

Antes a validade da CNH para motoristas com menos de 65 anos era de cinco anos e motoristas com mais de 65 esse prazo era reduzido para três anos. com a mudança agora os motoristas com menos de 50 anos tem a validade da sua CNH de dez anos, os motoristas com idade de 50 a 70 anos tem validade de até cinco anos e os motoristas com mais de 70 anos devem renovam a carteira em no máximo três anos.

Aumento do limite de pontos para suspensão do direito de dirigir

Antes era permitido apenas vinte pontos na carteira no limite de doze meses, independente da gravidade da infração. Com o novo código a quantidade de pontos aumentou em alguns casos e ficou exatamente assim:

-20 pontos, no período de 12 meses, com duas ou mais infrações gravíssimas.

  • 30 pontos, no período de 12 meses, com uma infração gravíssima.
  • 40 pontos, no período de 12 meses, sem nenhuma infração gravíssima.40 pontos, no período de 12 meses, para condutor que exerce atividade remunerada, independentemente da natureza das infrações.

Equipamento de retenção de crianças

As crianças menores de dez anos e com altura inferior a 1,45m deverão ocupar o banco traseiro e utilizar a cadeirinha recomendada para todo e qualquer trajeto, antes da mudança não era levado em conta a altura da criança.

Transporte de crianças em motos

O código de trânsito traz como alteração a proibição do transporte de crianças menores de dez anos ou sem condição de cuidarem da própria vida em motos, antes essa proibição era pra crianças menores de sete anos.

Todos os motoristas brasileiros devem ficar cientes de todas as mudanças que surgiram nesse novo código de trânsito e na obrigatoriedade de seguir todas essas normas atuais e suas obrigações em impostos para que assim fiquem assegurados sobre qualquer coisa.